Acessibilidade
Contraste

14 de maio de 2018

Campo Grande recebe Sesc Saúde Mulher

Exames gratuitos e orientações em saúde feminina estarão disponíveis na unidade móvel até 30 de maio. Instalação da unidade acontecerá nesta quarta, 16 de maio

Previsão é de serem realizadas 320 mamografias

A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher chega ao 24º destino: Campo Grande, distante 278 km de Natal. Mamografias, preventivos e orientações sobre saúde sexual feminina serão realizados gratuitamente pelo projeto do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio. A cerimônia de instalação será no dia 16 de maio, às 19h, na Praça Coronel Pompeu Jácome, onde a unidade permanecerá até o dia 30 de maio.

Enfermeira, educadora em saúde, técnica de radiologia, médica e artífice compõem a equipe que assistirá às mulheres. A estrutura é equipada com consultório ginecológico, sala de mamografia com mamógrafo digital, banheiro, sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde. A meta do projeto é realizar 640 exames, sendo destes 320 mamografias e 320 preventivos (também conhecidos como Papanicolau), além de 525 ações educativas sobre saúde.

Os agendamentos dos exames já estão sendo realizados no munícipio através dos agentes de saúde e também poderão ser feitos na própria unidade. Podem realizar o exame Papanicolau, conhecido também como preventivo, mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Já a mamografia pode ser realizada por mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Os documentos necessários para o agendamento dos serviços são RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Os atendimentos já estão sendo agendados pelos agentes de saúde, e continuam após a instalação da unidade: às segundas-feiras, das 10h às 12h, e das 13h às 17h; de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Sobre o projeto

O RN foi pioneiro no país ao receber, em 2012, de forma inédita, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, à época um projeto piloto. Desde então, das milhares de mulheres que já foram atendidas, cerca de 757 detectaram alguma alteração a partir dos exames ofertados pelo projeto e foram encaminhadas para o serviço público de saúde para dar continuidade ao tratamento. Das 23 vezes em que estacionou nas cidades potiguares, o projeto atendeu mais 33.679 mulheres, realizou 38.676 exames e 125.518 ações educativas em saúde. A última cidade visitada foi Pedro Avelino. Ainda este ano, a Sesc Saúde Mulher irá a Currais Novos, Santa Cruz e Natal.

 

Serviço:

O quê? Campo Grande recebe unidade móvel Sesc Saúde Mulher
Solenidade de instalação? 16 de maio (quarta-feira), 19h
Atendimentos? A partir do dia 17 de maio até dia 30 de maio | Segundas-feiras (10h às 12h e das 13h às 17h); terça a sexta-feira (8h às 12h e das 13h às 17h)
Onde? Praça Coronel Pompeu Jácome, Campo Grande, RN

Veja outras notícias