Acessibilidade
Contraste

16 de outubro de 2019

Sesc RN participa de audiência na Assembleia para discutir proteção ao idoso

A iniciativa Trabalho Social com Idosos (TSI) mantida pelo Sesc proporciona atividades de educação, saúde, cultura e esporte para pessoas da terceira idade desde 2014

 

O Núcleo de Estudos e Debate da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) convidou o Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, para participar de audiência pública, nesta quarta-feira (16), para discutir temas ligados a terceira idade, como qualidade vida e políticas públicas.

A audiência foi iniciativa do deputado estadual Hermano Morais e tem como tema central, a “Rede de proteção e prevenção de violência contra a pessoa idosa no RN”. A abertura da audiência contou apresentação do coral do Trabalho Social com Idosos (TSI), uma ação mantida pelo Sesc em todo o Brasil e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde 2014, o Sesc RN mantém o TSI em Natal, atendendo desde então mais de 1900 idosos, proporcionando atividades de lazer, educação, saúde, cultura e esporte, pautadas no Estatuto do Idoso.

Representando o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, o diretor regional do Sesc RN, Fernando Virgilio, falou sobre os objetivos do TSI, entre eles o estimulo do desenvolvimento individual e coletivo da pessoa idosa, promoção da autoestima e reconstituir a autonomia.

Fernando destacou a importância das pessoas idosas, citando o aspecto social e econômico, tendo em vista o atual processo de envelhecimento da população brasileira. “O Brasil está envelhecendo e mais rápido em relação a países da Europa. É dever social do Sesc se preparar e atender esta demanda com programas pautados na longevidade. Todos nós iremos envelhecer e o que podemos fazer para a sociedade acolher melhor a pessoa idosa? Todos que fazem o Sesc tem em sua filosofia o respeito a pessoa da terceira idade”, comentou.

Participaram da audiência, os deputados estaduais Hermano Morais e Ubaldo Fernandes; a promotora de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos, Suely Magno; a secretária adjunta de Estado da Habilitação e Assistência, Josiane Bezerra; o representante do Conselho Estadual dos Direitos da pessoa Idosa do RN, Tamires Carneiro de Oliveira Mendes; a representante do Conselho Municipal do Idoso de Natal, André Rogério Gomes Arruda; e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) e da Prefeitura Municipal de Natal.

Veja outras notícias