Acessibilidade
Contraste

25 de novembro de 2019

Presidente do Sistema Fecomércio reúne empresários em evento do Mesa Brasil

O momento foi oportuno para reforçar a importância dos empresários doadores, que há 16 anos impulsionam o programa no RN. Desde o início do programa, 20 mil toneladas de alimentos foram arrecadadas e distribuídas no estado

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, reuniu na manhã desta segunda-feira (25/11), representantes de empresas doadoras e entidades sociais beneficiadas pelo programa Mesa Brasil Sesc. A solenidade de final de ano dos parceiros foi realizada no Sesc Rio Branco, e contou com a presença dos diretores do Sesc e autoridades públicas dos poderes estaduais e municipais.

 “Este tipo de projeto reforça o trabalho de amparo social do Sesc, uma vez que garante a redistribuição dos alimentos, seguindo normas de segurança alimentar e aptidão para o consumo, e o acesso digno e seguro aos alimentos por parte dos assistidos. Somente este ano, até outubro, já contabilizamos 1,1 milhão de quilos de alimentos e nossa expectativa é fecharmos 2019 com algo em torno de 1,4 milhão de quilos, distribuídos. Tudo isso graças a vocês, doadores, a quem convocamos para que atraiam colegas que se somem a este time e nos permitam ampliar cada vez mais o alcance do programa”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

A atuação do Mesa Brasil Sesc teve início em 2003 no Rio Grande do Norte, a partir da experiência das ações do Sesc contra a fome e a subnutrição. Atualmente, 63 empresas doadoras contribuem com o programa que faz chegar ao prato das 64 entidades sociais cadastradas.

Desde então, o Mesa Brasil arrecadou 20 mil toneladas de alimentos, que tem contribuído para a segurança alimentar e nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade. Uma dessas instituições é a Associação Nossa Senhora das Dores, que atende 90 crianças e 132 famílias, no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal.

“Não tenho nem palavras para expressar todo o apoio que o Mesa Brasil nós dá, não conheço os empresários, mas só tenho agradecer a eles. Se não tivesse conhecido o programa em 2010, eu já teria fechado às portas”, agradeceu a diretora da associação, Hozana Soares.

A parceria dos empresários doadores é a mola que impulsiona toda essa corrente de solidariedade. Assim tem sido com a Comercial Frazão, que há 16 anos é parceira do Mesa Brasil. “É uma parceria feita com muita alegria, muito amor, e nossa mensagem é de incentivo para que outras instituições participem como doadores do programa”, destacou Irmão Joca, diretor da empresa.

A atuação do programa Mesa Brasil foi detalhadaem um vídeo que registrou um dia de rota da equipe, com o momento da coleta e a entrega dos alimentos. Inclusive, as práticas adotadas pela equipe do Mesa Brasil garantiram ao programa o selo projeto sustentável, entregue pelo Sesc nacional, por meio do programa ECOS. A validade do selo é de dois anos.

Para registrar o agradecimento do apoio e confiança ao Mesa Brasil, o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, finalizou o evento com a entrega aos empresários de uma espécie de troféu (e forma de prato personalizado) de doador.

O representante da Fazenda Nova Esperança, localizada no município de Jandaíra, foi um dos doadores homenageados e fez questão de ratificar o orgulho em ser um doador do Mesa Brasil. “Fui conhecer mais de perto o programa, fiz visitas em algumas instituições beneficiadas, e me sinto muito feliz em integrar esse belo trabalho social desenvolvido pelo Sesc”, relata Carlos Yoshio Murate.

Para continuar a movimentar essa rede de solidariedade, confira como ser um doador e o que pode ser doado no www.sescrn.com.br.

Veja outras notícias