Em Mossoró, Sistema Fecomércio apresenta resultados do Programa para empresários | Sesc RN
Acessibilidade
Contraste

10 de dezembro de 2019

Em Mossoró, Sistema Fecomércio apresenta resultados do Programa para empresários

Programa chega ao fim do ano com 1,3 milhão de quilos de alimentos recolhidos, contemplando cerca de 290 mil norte-rio-grandenses.

O Sistema Fecomércio do RN reuniu empresários da região Oeste do estado para apresentar os resultados do Programa Mesa Brasil do Sesc, nesta segunda-feira (9), em Mossoró. O programa chega ao final do ano com quase 1,3 milhão de quilos de alimentos recolhidos e distribuídos, beneficiando 110 instituições carentes e atingindo cerca de 290 mil pessoas.

A atuação do Mesa Brasil Sesc teve início em 2003, no Rio Grande do Norte, a partir da experiência das ações do Sesc contra a fome e a subnutrição, e desde então, o arrecadou 20 mil toneladas de alimentos, que tem contribuído para a segurança alimentar e nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade.

Em Mossoró, atualmente, o programa conta com 58 empresas cadastradas para doação, o que representou 895.292 mil quilos de alimentos doados na cidade, entre janeiro e novembro de 2019, atendendo 151.587 pessoas. As doações atendem instituições de Mossoró, Serra do Mel e Assu.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró, Michelson Frota, ressaltou a importância do Mesa Brasil no tocante a assistência prestada às instituições beneficiadas, citando que é mais uma ação de amparo social proporcionada pelo Sesc. “Há 16 anos o Sistema Fecomércio, com apoio dos empresários consegue manter este programa no RN. Tenho certeza que a decisão de ser um doador é motivada pela confiança e seriedade do Mesa Brasil e de todos que fazem ele, além de ser uma postura elogiável de responsabilidade social”, comentou.

A atuação do programa Mesa Brasil foi detalhada em um vídeo que registrou um dia de rota da equipe, com o momento da coleta e a entrega dos alimentos. Inclusive, as práticas adotadas pela equipe do Mesa Brasil garantiram ao programa o selo projeto sustentável, entregue pelo Sesc nacional, por meio do programa ECOS. A validade do selo é de dois anos.

O representante da Fundação Casa do Caminho, Francimar Oliveira, deu um depoimento em nome das entidades receptores, ressaltando que o impacto do Mesa Brasil ultrapassa os muros da entidade e atinge a toda uma comunidade carente de Mossoró. “Vale ressaltar que as doações chegam em boas condições e após as nossas atividades, como sopões noturnos, nós ainda distribuímos o excedente para famílias cadastradas. Existe um reconhecimento muito grande, ao ponto do caminhão passar nas comunidades e a população nos procurar questionando se terá distribuição. Nós só temos a agradecer a todos os empresários que doam”, disse.

Para registrar o agradecimento do apoio e confiança ao Mesa Brasil, o presidente do Sindvarejo, Michelson Frota, finalizou o evento com a entrega aos empresários de uma espécie de troféu (e forma de prato personalizado) de doador.

O empresário do grupo Agro Modelo, Laécio Rocha, falou sobre o importante papel do agronegócio para a região, o que resultando em responsabilidade social. “Participar de programas como o Mesa Brasil é o que mais nos aproxima de uma ação social direta da empresa. A empregabilidade, já que temos cerca de 200 funcionários, é o que sustenta e alavanca o desenvolvimento, e ainda podemos contribuir com um programa grandioso que é o Mesa Brasil. Continuaremos participando no futuro, pois confiamos que estas pessoas estão sendo bem assistidas”, comentou.

Estiveram presentes na solenidade de homenagem, a presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro; o presidente da CDL Mossoró, Wellington Rodrigues; e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Laíre Rosado Neto.

Para continuar a movimentar essa rede de solidariedade, confira como ser um doador e o que pode ser doado no https://www.sescrn.com.br/assistencia/mesa-brasil

Veja outras notícias