Acessibilidade
Contraste

Unidade móvel Sesc Saúde Mulher

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é um projeto pioneiro no país. O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a receber o então projeto-piloto, em julho de 2012 sendo o resultado de uma parceria do Sistema Fecomércio/RN, Sesc Nacional, Sesc RN, Governo do Estado e prefeituras.

Este projeto constitui na implantação e operacionalização de modalidade de atendimento, que congrega Educação em Saúde e cuidados terapêuticos. A partir desta perspectiva, constitui-se como missão, cuidar de forma integral da Saúde da Mulher, assegurando seus direitos e suas diversidades, visando oferecer as mesmas, um atendimento de qualidade e excelência.

Portanto, o Sesc Saúde Mulher realiza ações individuais e coletivas de prevenção aos agravos no tocante câncer de mama e colo do útero, bem como, saúde sexual e reprodutiva; Consultas de enfermagem, atividades educativas, exames preventivos e diagnósticos, como citologia oncótica para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e mamografias para mulheres entre 50 a 69 anos, seguindo o rastreio protocolado pelo Ministério da Saúde. Têm como público-alvo mulheres, dentro da faixa etária preconizada, comerciárias ou não, preferencialmente residentes em comunidades de periferias das grandes cidades ou de localidades com dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

A unidade percorre os municípios do estado do Rio Grande do Norte, onde permanece instalado um determinado período pré estabelecido de acordo com a demanda (público alvo) existente naquela localidade.

É firmado previamente uma parceria principalmente com as prefeituras municipais, sobretudo com as secretarias de Saúde, Assistência Social e Obras com o objetivo de otimizar e dividir custos necessários para a instalação e funcionamento durante permanência na localidade e melhorar a qualidade do trabalho.

A unidade itinerante é equipada com consultório médico, salas de enfermagem e de mamografia com proteção radiológica, banheiro e sala de atendimento. Também faz parte da estrutura uma tenda externa, com materiais informativos sobre prevenção da saúde feminina. A equipe que atende na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é formada por uma enfermeira, técnicas de enfermagem, artífice e educadora em saúde, tendo uma médica técnica responsável. 

Veja outras notícias